sábado, 21 de fevereiro de 2009

Igreja Positivista

Batendo um papo com meu querido amigo Mineiro, outro maluco estudante do IFCS, o interesse sobre a igreja positivista que tem ali na Glória, aflorou.
Combinamos de até um dia passarmos por ali, pra ver de perto como que rola as coisas lá dentro.

Enfim,
nesse embalo, eu pesquisei algumas coisas na internet sobre o Positivismo no Brasil e posto aqui no blog pra quem quiser saber um pouco mais.

O texto que eu começo a anexar aqui é a definição do Wikipédia e em seguida um link do site oficial da igreja positivista no Brasil, e com links pras igrejas do mundo.

Lá vai:

Igreja Positivista do Brasil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

A Igreja Positivista do Brasil foi fundada no dia 11 de maio de 1881 por Miguel de Lemos na atual rua Benjamin Constant, n. 74, no bairro da Glória, na zona Sul da cidade do Rio de Janeiro. Sua sede é o Templo da Humanidade, onde ocorre a celebração da Religião da Humanidade, ou Positivismo, doutrina criada pelo filósofo francês Augusto Comte (1798-1857).

Miguel Lemos e Raimundo Teixeira Mendes tinham 26 anos quando realizaram o primeiro culto da Igreja Positivista do Brasil, entidade que se tornou um centro de reunião de republicanos e abolicionistas. As idéias de Augusto Comte para uma interpretação científica da realidade eram atraentes para a juventude brasileira que se opunha à cultura verborrágica da elite dominante, representada pelos bacharéis das faculdades de Direito.

No seu auge, nos primeiros anos após a proclamação da República brasileira, os cultos positivistas costumavam lotar o Templo da Humanidade, que comporta mais de 200 pessoas. Os integrantes eram também homens influentes do novo regime.

Na Igreja Positivista presta-se culto ao conceito científico ou "positivo" de ser superior. A adoração é feita à "Trindade Positivista", que considera a existência humana em sua inteireza e que é composta por:

- "Humanidade" ou "Grande Ser" (entidade coletiva, real e abstrata, formada pelo conjunto de seres humanos convergentes do passado que contribuíram para o progresso da civilização, do futuro e do presente),

- "Grande Fetiche" (o planeta Terra com todos os elementos que o compõe: vegetais, animais, água, terra etc.) e

- "Grande Meio" (o espaço, os astros, o Universo).

Esses três grandes seres são objetos de culto juntamente com as "leis naturais" que os regem e regulam, compondo assim a "Ordem Universal" que se constitui do conjunto formado pela "ordem natural" e pela "ordem humana".


[...] a definição continua no site da Wikipédia [...]


E o site: http://www.igrejapositivistabrasil.org.br/


Bom, divirtam-se! :)


Beijinhos.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

hahaha
muito loco! temos q ir lá! o/